Sabe o que é euforia do corredor? Veja 5 maneiras de alcançá-la
Este estado pode melhorar seu humor, aliviar a tensão e melhorar sua autoconfiança
A euforia do corredor — ou runner’s high, como é conhecida em inglês — é uma sensação intensa de bem-estar, euforia e prazer experimentada por algumas pessoas durante ou após corridas mais longas. Descrita como um estado de êxtase físico e mental, essa experiência é o que muitos praticantes dizem ser um dos maiores prazeres da corrida. Mas o que exatamente causa essa sensação? E como você pode alcançá-la?
Não somente a corrida propicia esse estado. Também é possível experimentar a sensação ao realizar outro exercício cardiovascular extenuante.
Por que isso ocorre?
Quando você corre ou pratica outro esporte em um ritmo moderado, o corpo produz substâncias químicas como endocanabinoides, que influenciam a dor, o humor e a inflamação. Os endocanabinoides têm propriedades analgésicas e, às vezes, podem causar a euforia.
- Fica no celular antes de dormir? Entenda como o hábito prejudica seu sono
- Curso gratuito de programação abre vagas para jovens em SP
- Último mês do BET: benefício de transição do Bolsa família deixa de ser pago em junho
- Pesquisa descobre dois sintomas precoces de esclerose múltipla
Para que o corpo libere endocanabinoides, ele precisa passar por algum estresse, mas não o suficiente para causar lesões.

Além dessa substância, também há uma liberação de outros neurotransmissores tão importantes quanto. São eles: a endorfinas, que promove alívio da dor e sensação de prazer, a dopamina e serotonina, que são associadas ao humor e à motivação.
Essa combinação cria uma espécie de “coquetel químico do prazer” e proporciona um estado quase meditativo de concentração e contentamento.
Como alcançar a euforia do corredor?
Nem todos os corredores experimentam a euforia do corredor — e ela não ocorre em toda corrida. No entanto, algumas estratégias podem aumentar suas chances de vivenciá-la:
1. Corra por mais tempo
A maioria dos relatos de de euforia do corredor acontece após 30 a 60 minutos de corrida contínua, especialmente em ritmo moderado. Corridas de longa distância são mais eficazes do que treinos curtos e intensos nesse sentido.

2. Encontre seu ritmo ideal
Evite correr rápido demais. A euforia tende a surgir em ritmos constantes, nos quais você consegue manter o foco e não se sente exausto. Ritmo confortável e controlado é a chave.
3. Corra ao ar livre
Ambientes naturais, como trilhas, parques e beira-mar, favorecem o relaxamento mental. A combinação de ar fresco, luz solar e paisagem agradável pode potencializar os efeitos da corrida no cérebro.
4. Desconecte-se
Evite distrações com celulares ou fones de ouvido. Prestar atenção à respiração, aos passos e ao ambiente ajuda a entrar no chamado “estado de fluxo”, que facilita a chegada à euforia.
5. Corra com regularidade
Quanto mais seu corpo estiver condicionado, maior a eficiência do sistema cardiovascular e neurológico. A regularidade aumenta as chances de liberação consistente de endorfinas e endocanabinoides.